terça-feira, 17 de junho de 2008

LASAGNA RICA

A lasagna é sem dúvida um manjar delicioso. Apesar de ser considerado um prato tipicamente italiano, a sua origem é o lesanon grego, um prato semelhante à actual lasagna.

Mais tarde os romanos utilizaram o termo para definir "pote de cozinhar" e com o passar do tempo passou a ser um prato tipico italiano à base de placas de massa intercaladas com carne picada, molho de tomate, molho bechamel e queijo ralado. Actualmente são muitas as variações de lasagna por exemplo com marisco, legumes, peixe ou frutos do mar , não deixando nunca de ser uma feliz combinação de sabores.
Esta receita é um pouco diferente das que habitualmente faço porque leva também courgette e cogumelos.


Ingredientes:
10 placas de lasagna pré-cozinhada
1 courgette cortada aos cubos (descascada)
uma lata de cogumelos laminados ou uma chávena de cogumelos frescos
1 pacote de molho bechamel
1 pacote de natas magras
250 gr de carne picada
4 colheres de sopa de polpa de tomate
meio copo de vinho
1 cebola
1 dente de alho
100 gr de queijo ralado
azeite q.b.
oregãos q.b.
sal e pimenta q.b.


  • Preparação:


Molho de carne: Refogar a cebola com azeite e alho. Quando alourar, juntar a carne e deixar refogar mais um pouco. Adicionar o vinho e a calda de tomate. Cozinha-se um pouco e depois acrescenta-se a courgette e os cogumelos. Quando estiver cozinhado juntam-se oregãos a gosto, sal e pimenta q.b.

Lasagna: Mistura-se o molho bechamel com as natas, um pouco de sal e pimenta. No fundo de um recipiente deita-se o molho bechamel, depois três placas de lasagna, de seguida o molho de carne e polvilha-se com queijo ralado e assim sucessivamente até terminar com molho bechamel. Polvilha-se com queijo ralado e oregãos e vai ao forno até alourar.

4 comentários:

Nela disse...

Eu adoro lasagna,e minha filha nem se fala,já meu marido não aprecia tanto,e é feita cá em casa por a minha filha também.É um prato muito bom e é leve,e essa está com bom aspecto.bjitos

ameixa seca disse...

Fizeste a courgette com casca ou descascada? Lasanha é tão bom. Não sabia que a origem é grega ;)

Anónimo disse...

Olá,
Gosto muito de cozinhar, portanto gostei muito do teu blog!
Faço muito, lasanha, os miudos deliram. É semelhante, mas coloco as natas junto com o recheio da carne e com a courgette (com casca).
Porém há uns tempos decidi experimentar placas de massa fresca para lasanha e acho que fica muito saborosa (além de cozer mais rápido), embora sejam de validade muito mais curta!
Parabéns pelo blog!

Ferreirita disse...

O anonimato foi sem querer,