quinta-feira, 28 de abril de 2011

Pão de Ló da Avó Amélia

Nunca é demais recordarmos aqueles que nos são queridos. A avó que meu deu o seu nome era uma dessas pessoas inesquecíveis e insubstituíveis. A sua pequena estatura contrastava com a sua enorme força. Trabalhou como criada de famílias burguesas no inicio da Lisboa do século vinte. Casou e foi viver para a sua terra natal, Praia da Assenta, onde além de criar 3 filhos trabalhava duramente no campo,  ia à  pesca quando as marés o permitiam e cuidava com devoção do marido, o meu avô José que sofria desde muito jovem de doença de Parkinson. Além disso, amassava e cozia  semanalmente  fornadas de um  pão  primoroso  e cozinhava maravilhosamente. Ainda hoje recordo com saudade o seu coelho guisado com pimentão doce, as filhoses de polvo, a cachola no dia da matança do porco ou o simples pão de ló que fazia sempre que lá íamos passar o fim de semana ou as férias grandes. Um enorme pão de ló muito amarelinho, altíssimo, fofo... Essa receita que me foi ensinada por ela é ainda hoje uma das minhas favoritas e é já também uma das mais requisitadas pela minha filha que  gosta de ajudar a confeccionar o bolo da "avó antiguinha" como ela amorosamente se refere a uma avó que não conheceu mas que continua entre nós através destas fantásticas lembranças.

DSC03992

Ingredientes:

2 chávenas de açúcar

1 chávena e meia de farinha com fermento

6 ovos grandes

3 claras

1/4 de chávena de leite

papel vegetal

DSC04000

Preparação:

Separam-se as gemas e as claras. Numa tigela batem-se muito bem as gemas com o açúcar até obter uma gemada esbranquiçada. Junta-se aos poucos a farinha intercalada com o leite e volta-se a misturar bem. Em seguida levantam-se as claras em castelo bem firme e adicionam-se lentamente ao preparado anterior. Forra-se com papel vegetal uma forma sem buraco e unta-se muito bem com manteiga. Vai ao forno a 180º cerca de 40 minutos.

DSC04012Deve retirar do forno enquanto o centro do bolo ainda estiver um pouco cru. Assim essa humidade tornará este pão de ló uma verdadeira delicia.

Vai uma fatia?

DSC04008

11 comentários:

Barida disse...

que delícia este pão de ló, e parece ser bem fofinho :)

conceicao disse...

Ficou bem alto e fofinho.
Bjs

Cidália disse...

Amélia eu aceito uma fatia sim!
Este teu pão-de-ló é fantástico, e para mim acho maravilhoso uma receita que nos faz voltar no tempo a momentos tão felizes!
Eu guardo na memória a canja de galo ao Domingo em casa da minha querida avó Maria, bem como uma tarte de maçã que ela fazia a partir da massa do pão que amassava sempre que íamos lá. Saudades...
Beijinhos

Tuquinha disse...

SOBERBO...........a executar muito em breve.ADOREI
Beijoca

A Paixão da Isa disse...

mas é claro que vai uma fatia adorei esta 5* e parabens a tua avo pois elas sao sempre as melhores beijinhos

Felismina disse...

Deve ser uma delicia esse pão de ló da avó... ficou lindo,

bjos :)

Lina disse...

Que bonito Pão de Ló, parece bem fofinho. A história da tua avó é muito bonita, uma mulher de coragem, mas sem deixar o lado feminino escondido. A minha avó também era assim, não há dia que não pense nela. Fazia umas filhoses como ninguém e eu nem me atrevo a repetir a receita, fico só na lembrança mesmo...Esta receita vai para o sítio das especiais.
Beijinhos

Anónimo disse...

Alcançar a essência dos sabores é entrar em sintonia com lembranças guardadas em arquivos que criamos para preservar nossas memórias mais tenras. O cheiro de quintal lá da infância da gente, o gosto do almoço caprichado aos domingos, as conversas com a mãe à beira do fogão, o café da manhã com pão quentinho, os sonhos partilhados, o cheiro de feijão cozinhando na panela, o aroma de erva colhida na hora, um finalzinho de tarde com encanto.

ameixa seca disse...

A minha mãe é Amélia e, com muita pena dela, ainda não é avó mas vou fazer este pão de ló. Para além de levar poucos ovos, aproveita mais 3 claras :)

YES we Cooking disse...

ADOREI o seu blog, parabes, estou te seguindo! Sou fa de Portugal e o pastel de belem ao lado do Jeronimos nunca sai da minha cabeca.... Criei um blog ha pouco mais de uma semana, convido voce a conhecer: www.yeswecooking.blogspot.com
bjos, Cecilia

moranguita disse...

esta ebm fofinho nota-se pela textura que apresenta na foto.
adoro este bolo
beijinhos